Palavras de Haile Salassie ( Rei )

haile salassie rastafari
Durante, 44 anos, tempo em que foi Imperador da Etiópia, Haile Selassie destacou-se entre todos os líderes mundiais que militaram em favor de um mundo melhor.

 Entre os chefes de estado africanos, foi o principal articulador da realização do ideal de uma África livre e desenvolvida. Empreendeu viagens diplomáticas a numerosos países, chamando atenção para as questões da Etiópia e do continente como um todo.
Seu apelo, “Olhem para a África”, frutifica até hoje, inspirando movimentos negros, mantendo a África como um vetor (uma força) fundamental na equalização das forças socio-políticas atuantes no planeta.
Na sessão abaixo, estão relacionadas algumas das falas de “Ras Selassie”, que jamais temeu tocar no nome de Deus nas tribunas internacionais. Nos exemplos aqui relacionados a impõe-se, notavelmente, a atualidade das idéias do Leão de Judah:
“Além do Reino de Deus, não há governo humano que tenha mais mérito que outro. Mas, nesta Terra, quando um governo poderoso acredita que está certo eliminar outra nação, contra a qual nenhuma ofensa possa ser imputada, então chegou a hora do prejudicado trazer os males que vem sofrendo perante a Liga das Nações. Deus e a História estarão observando, como testemunhas, o julgamento que será dado aqui”. (Primeiro pronunciamento de Haile Selassie na Liga das Nações, 1936)
Muito espaço tem sido dado aos ricos em suas ações contra a vida humana neste planeta, como a corrida armamentista, mas pouco divulgados são os efeitos colaterais e as conseqüências indiretas dos gastos militares astronômicos. O desarmamento deve ser empreendido para que assim possa se extinguir a ameaça do holocausto mundial. Com uma drástica redução dos orçamentos militares serão liberados os recursos necessários para erguer todos os seres humanos à condição de homens realmente livres”. (Conferência de Belgrado, 1961)
“Devemos olhar, primeiro, para Deus Todo Poderoso, que levantou o homem acima dos animais e lhe deu inteligência e razão. Nele devemos colocar nossa fé, pois Ele não nos deixará e não permitirá a destruição da humanidade, que Ele criou à sua imagem. Devemos olhar para nós mesmos, para o fundo das nossas almas. Devemos nos transformar em algo que nunca fomos antes. Nossa educação, experiência e ambiente nos prepararam mal. Devemos nos tornar maiores do que temos sido, mais corajosos, mais altos de espírito, com uma visão de maior alcance. Devemos nos tornar como uma nova raça, ultrapassando pequenos preconceitos, prestando nossa lealdade não às nações mas, sobretudo, aos nossos irmãos e à comunidade humana“. (ONU, outubro – 1963)
“Nós, africanos, ocupamos uma posição diferente; na verdade, única entre as nações deste século. Tendo sofrido opressão, tirania e jugo por tanto tempo, quem teria mais direito de reclamar melhores oportunidades e o direito de viver e crescer como homens livres? Não teríamos nós o direito de levantar o clamor pela justiça para todos? Reivindicamos o fim do colonialismo, porque a dominação de um povo por outro não é correta. Reivindicamos o fim dos testes nucleares e da corrida armamentista porque estas atividades representam terríveis ameaças para a humanidade e um desperdício material e cultural. Isto tudo é um grande erro“. (Pronunciamento aos Líderes Africanos. Adis Abeba – 1963)
“O que os países economicamente atrasados estão buscando (…) é a aplicação do dinheiro hoje desperdiçado com armamentos na solução de problemas socio-econômicos. Os grandes desafios que enfrentamos atualmente são dois: a preservação da paz e a melhoria das condições de vida daquela metade do mundo que é pobre. Estas duas questões são, é claro, interdependentes. Sem a paz, é inútil falar da melhoria das condições de vida da humanidade e sem tais melhorias, garantir a paz torna-se muito mais difícil. Estes dois problemas devem ser atacados simultaneamente (…) Uma das tragédias de nossos dias é que a metade da humanidade se vê às voltas com a fome, nunca satisfeita, a pobreza, a ignorância, a doença. Se as grandes quantias gastas pelos governos com a invenção e fabricação de armas fossem redirecionadas para atender às necessidades vitais dos homens de todo planeta, estes homens poderiam resgatar sua dignidade, sua felicidade e sua confiança, sua fé no futuro”. (Cúpula da Organização da Unidade Africana – OUA. Cairo – Egito, 1964)
Veja o que a Bíblia diz: ECLESISÁSTICO (19; 20-24): “Toda Sabedoria é temor do Senhor; em toda sabedoria está a prática da Lei e o conhecimento de sua onipotência. O empregado que diz ao patrão: ‘Não fareis como desejas’, mesmo se depois o faz, irrita a quem lhe dá o alimento. Conhecer o mal não é sabedoria, e não há prudência nas decisões dos pecadores. Há uma esperteza que é abominação, e é insensato quem carece de sabedoria. Vale mais ser menos inteligente, mas com temor de Deus, do que ter muita prudência e transgredir a Lei.” Todos nós devemos buscar o espelho da doutrina rasta, que prega o respeito, a cumplicidade, humildade e a união, sobre tudo, passando por cima de quaisquer diferenças de raças e tornando-se apenas em uma, raça do amor, raça do respeito, rastafari!
Que o Deus Altíssimo de Abraão, Isaac e Jacó seja Louvado, pois já é o tempo de regressar ao Pai.

2 comentários:

  1. esta ai a solução para paz mas eles não querem a paz !

    ResponderExcluir
  2. Total distorção das escrituras sagradas é achar que o criador encarna em uma pessoa !!!

    ResponderExcluir