"O que os países economicamente atrasados estão buscando, entretanto, é a aplicação do dinheiro hoje disperdiçado com armamentos destrutivos na solução de problemas ecnonômicos."
Os grandes desafios enfretados pelo mundo atualmente são dois: a preservação da paz e a melhora das condições de vida daquela metade do mundo que é pobre. Estas duas questões são, é claro, mutualmente inderdedependentes. Sem a paz, é fútil falar da melhoria das condições da humanidade, e , e sem tal aprimotamento, a tarefa de garantir a paz fica muito mais fácil. Estes dois problemas devem ser atacados simultaneamente e todas as ações devem focalizar a solução de ambos.
Uma das tragédias de nossos dias é que a metade da humanidade se vê as voltas com a fome nunca satisfeita e continua mergulhada na pobreza, na ignorância e na doença. As grandes quantias gastas pelos poderes com armas representam valores que, se fossem redirecionados para satisfazer as necessidades humanas básicas dos mais pobres do planeta, poderiam restaurar sua dignidade, sua felicidade no presente. assim como sua confiança e fé no futuro.
Nenhuma nação possui riquezas ilimitadas e, a cada vez que as tensões mundiais se aguçam, os gastos forçados para o fortalecimento militar de parte daqueles de quem esperamos ajuda, reduzem os valores disponíveis para lutar contra a miséria, e as grandes nações não podem, mesmo que desejassem fazê-lo, dar todo o seu apoio a essa batalha.
"E mesmo assim, enquanto esperançosamente aguradamos que medidas de assistência que, em conjunto com nossos próprios recursos, poderiam assegurar o eventual triunfo dos povos subdesenvolvidos sobre a sua pobreza, os ricos e poderosos se vangloriam de seu poder militar. Um diz que vai levar o outro à bancarrota, forçando-o a gastar mais com armas, reconhecendo que a guerra fria apresenta não apenas um perigo militar, mas rouba as nações não desenvolvidas de sua esperança por um futuro mais feliz e próspero. Muita ênfase tem sido dada aos ricos contra a vida humana neste planeta apresentados pela corrida armamentista e pouco conhecido têm sido os efeitos colaterais e consequências indiretas dos gastos militares astronômicos. O desarmamento deve ser conseguido, não apenas por que só assim desaparecerá a ameaça do holocausto mundial, mas, igualmente, devido ao fato de que unicamente com a drástica redução dos orçamentos militares dos grandes poderes serão liberados os vastos recursos necessários para levantar todos os seres humanos ao nível de Homens Livrses."
Discurso feito durante a Conferência de Belgrado, em 3 de Setembro de 1961.
Fonte: Wisdom of Rastafari. Publicado pela Issembly for Rastafari Iniversal Education (IRIE), 47 Anniversary of H.I.M. Visit to Chigago June, 8, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário